O Lugar Zen tem cheiro de ervas e flores que, somadas às suas cores, proporcionam equilíbrio e
bem estar.
Sinta-se bem-vinda(o) e fique à vontade para ler, comentar, trocar informações e experiências.
Um pouco de ciência, uma pitada de alquimia, acrescidos de bom senso e da sua companhia,
fazem do Zen um Lugar de terapia.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008



O que é Aromaterapia?


É o nome dado aos tratamento realizados através da aplicação dos óleos essenciais, o qual é extraído do reino vegetal (flores, folhas, frutos ou raízes). Acredita-se que os conhecimentos dos chineses sobre óleos medicinais chegaram ao Ocidente por intermédio dos gregos e dos romanos. Os egípcios embalsamavam suas múmias com resinas e óleos aromáticos, os soldados romanos utilizavam o óleo essencial de zimbro nos banhos para dar disposição, os monges usavam a resina do incenso para purificar o ambiente. Na verdade, os aromas são descritos por quase todas as antigas civilizações através do uso de óleos, incensos e perfumes, tanto na cosmética quanto para os ritos mágicos ou nas seções de cura espiritual.
Contudo, a estruturação medicinal da aromaterapia surgiu por volta de 1928/1930 através do químico francês Maurice René de Gattefossé (1881-1950) a partir de um acidente pessoal. Quando realizava uma série de testes com cosméticos, queimou seriamente sua mão; instintivamente mergulhou-a numa vasilha contendo óleo puro de lavanda até que a dor atenuasse. O ferimento cicatrizou rapidamente sem deixar marcas. Ele repetiu a experiência em soldados feridos na Primeira Guerra Mundial com grande sucesso; também, durante a guerra notou que outros óleos aceleravam o processo de alívio e cura.
O trabalho de Gattefossé foi ampliado pelo médico francês Jean Valnet (1920-1995) descobrindo que os óleos essenciais contêm propriedades cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anti-sépticas, sendo também poderosos oxigenadores com as habilidades de agir como agente de transporte na entrega de nutrientes nas células do corpo. Junto com outros dois médicos, Belaiche e Lapraz, eles realizaram várias pesquisas em pacientes com câncer, tuberculose, diabete e outras doenças graves, obtendo grande sucesso na aceleração dos tratamentos convencionais que estavam sendo administrados. Porém, a bioquímica Margaret Maury (1895-1968) foi a pioneira em introduzir a visão holística para os óleos essenciais, desenvolvendo assim um método de aplicação através da massagem e de acordo com as características da personalidade do indivíduo.
Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes. Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos. Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, ao relaxamento, a meditação e a sensação de bem estar.
Texto baseado em obra inédita- Terapia Holística, Nei Naiff.

Nenhum comentário: